Cultura em Toda Parte promove intercâmbio entre educação e cultura com formações em Patrimônio da Penha

Apresentação dos alunos do Curso de Formação Dinâmica Corporal em Cena, ministrado por Markus Konká. Foto: Ana Pessoa (Acervo Galpão/ IBCA)

O Cultura em Toda Parte 4ª edição – Etapa Central Sul começou em Patrimônio da Penha,  no município de Divino São Lourenço, com três formações gratuitas. Abrindo a programação, o Curso de Formação Dinâmica Corporal em Cena, que foi ministrado pelo ator, bailarino, coreógrafo e diretor Markus Konká. A atividade foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Divino São Lourenço, de 24 a 28 de novembro, e voltada para pessoas com mais de 60 anos.  

O curso teve como objetivo criar um espaço de desenvolvimento da consciência da corporeidade por meio de situações e dinâmicas que favoreçam a expressão, criatividade, autoconhecimento e a integração entre corpo, mente, sentimentos e movimento. “Particularmente, eu acho o projeto uma delícia. A turma era dinâmica”, pontuou Konká, que complementou: “Essa proposta de ‘cultura em toda parte’ deveria existir em todos os lugares do Brasil. Aqui no Espírito Santo é um projeto que tem que permanecer, que valoriza a mão de obra capixaba, oportuniza as pessoas acima de 60 anos, e os artistas a desenvolverem seu trabalho.”  

Markus Konká e alunos durante o o Curso de Formação Dinâmica Corporal em Cena, no Cras de Divino São Lourenço. Foto: Ana Pessoa (Acervo Galpão/ IBCA)

Os dias de formação renderam uma encenação especial, que aconteceu na abertura da programação cultural do Cultura em Toda Parte, no dia 28 de novembro, no Parque de Exposição de Patrimônio da Penha. A apresentação trabalhou a teatralidade e corporeidade desenvolvidas em sala de aula. Izabel Cristina Cunha Azevedo, moradora da cidade e uma das alunas do curso, aprovou a iniciativa. “Está sendo muito legal, uma experiência nova. Eu nunca fiz teatro e está sendo muito bom. Estamos aprendendo coisas muito legais. É muito bom pra cabeça da gente. Nós que somos da terceira idade, a gente só pensa em coisa boa e afasta os pensamentos tristes.”

Oficinas 

Na sexta-feira, 28 de novembro, aconteceram duas oficinas voltadas para o público infantojuvenil. Na parte da manhã, das 8h às 11h30, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Allan-Kardec Bitencourt Dias recebeu a oficina Olhar Milenar: Grafismos, Desenhos e Memória Alimentar, com a artista visual, documentarista e cozinheira Ligia Sancio. 

Alunos da EMEIEF Allan-Kardec Bitencourt Dias na oficina Olhar Milenar, com Lígia Sancio. Foto: Ana Pessoa (Acervo Galpão/ IBCA)

A proposta da atividade era fazer os alunos refletirem sobre memória, ancestralidade e alimentação, e desenvolver por meio do desenho e dos grafismos indígenas, narrativas visuais que valorizem os saberes originários e a cultura alimentar brasileira. “Eu consegui trazer muitos alimentos que são originários da região, e que estão no cotidiano alimentar das crianças, e que são referenciados na nossa cultura indígena, dos povos originários”, explicou Lígia. Para ela, “o Cultura em Toda Parte faz um trabalho muito bacana quando ele dá oportunidade para o artista que se desloca do Centro poder mostrar o seu trabalho.”

Lívia, aluna do quarto ano da EMEIEF Allan-Kardec Bitencourt Dias, teve novos aprendizados sobre desenho e cultura alimentar durante a formação. “Hoje eu aprendi que muitas comidas que a gente come no dia a dia são indígenas” disse ela, que complementou: “O que eu mais gostei foi a pintura com giz”. Ágatha, que também é aluna da instituição de ensino, também curtiu as atividades de desenhos. “A parte que eu mais gostei foi a que a gente tinha que reproduzir os desenhos que a gente via na televisão.”

Renata Piona e aluna durante a oficina Jogos e Sentidos, na Brinquedoteca Comunitária Curumim. Foto: Ana Pessoa (Acervo Galpão/ IBCA)

Na parte da tarde, das 14h às 17 horas, na Brinquedoteca Comunitária Curumim, aconteceu a oficina Jogos e Sentidos, com a professora, atriz e poeta Renata Piona. A proposta da formação, voltada para crianças de 08 a 13 anos, foi desenvolver a percepção sensorial e a consciência corporal dos participantes, por meio de jogos e exercícios teatrais, estimulando a criatividade, a produção de sentidos, a comunicação e o trabalho coletivo. A facilitadora aprovou a proposta do Cultura em Toda Parte. “Acho muito importante um projeto que leva cultura para todos os cantos do Espírito Santo. É muito importante que a população receba esse serviço e que nós possamos rodar pelo estado levando cultura e alegria para as pessoas. Acho um projeto de extrema importância.”

O Cultura em Toda Parte – 4ª Edição é uma Caravana Cultural Itinerante, realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com as OSCs Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público. Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Divino São Lourenço e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.

Galpão Produções

About Galpão Produções