
O Grupo ArtSamba animou o público que lotou o Jardim Municipal da cidade de Muqui. Foto: Ana Pessoa/ Acervo Galpão IBCA
A segunda parada da 4ª edição do Cultura em Toda Parte – regiões Sul e Central lotou o Jardim Municipal de Muqui, cidade que recebeu os dois dias de programação da Caravana Itinerante que é realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com as OSCs Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público. Conta com o apoio da Prefeitura de Muqui e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.
As apresentações começaram na sexta-feira (12), a partir das 18 horas, com a atração convidada Balé Jéssika Dutra, que levou ao palco um espetáculo que encantou o público. Depois, os alunos do curso Noções de Interpretação para Teatro e Cinema, ministrado pela atriz e diretora Verônica Gomes, realizaram uma encenação especial que marcou o encerramento da formação, que aconteceu durante toda semana. Para Maria da Graça Vidal, professora aposentada e uma das alunas do curso, foi uma experiência incrível. “Foi um privilégio, para nós Muquienses, e principalmente para a cultura da nossa Muqui.”
Misturando ritmos regionais e brasileiros, o cantor Marcos Tuim mostrou ao público o show Brasilidades. “Esse show é uma mistura de músicas autorais, com músicas que a gente já conhece, com um pouco de violão, viola caipira. E é muito bom estar aqui em Muqui, nesta quarta edição do Cultura em Toda Parte”, disse o cantor pouco antes da apresentação.

A cantora Talyta Salucci levou o sertanejo para o palco do Cultura em Toda Parte, em Muqui. Foto: Ana Pessoa/ Acervo Galpão IBCA
Com repertório autoral, e inspirado pelo clássico Acústico MTV, a banda Mesa 3 apresentou seu pop rock para a audiência. “Para gente foi uma honra estar fazendo esse trabalho lindão, autoral, independente, levando essa cena adiante. Fazer esse som pra uma galera que acompanha a gente é demais”, disse o vocalista Daniel Lial, que complementou: “A gente só agradece ao Cultura em Toda Parte, por estar proporcionando esse evento lindo, com uma estrutura legal, proporcionando a difusão da cultura.”
Com forte influência do gingado e ritmo gaúcho, o Grupo Safonada não deixou ninguém parado e encerrou a primeira noite com a animação no alto. “Que evento top. Desde o início, uma baita organização, um evento foi muito bem realizado. a A energia da galera, todo mundo chegou junto. A gente só tem a agradecer“, disse o baixista, Giovane Ramos.
No sábado (13), às 18 horas, a criançada curtiu História, Historinha, Historieta, contação de história com Eliane Correia, da Cia Mais um Ponto Mais um Conto, que combina fábulas e contos populares. “Foi maravilhoso estar aqui. Brincar, cantar e se divertir com o público. Está lotado aqui e todo mundo interagiu bastante. Foi muito gostoso.” Logo após, o Bate-Flecha Velho Puri, do município de Alegre, apresentou um espetáculo de dança e cultura popular. “Nós estamos muito felizes de estarmos aqui hoje e podermos mostrar nosso trabalho e nossa cultura, que tempos atrás estava acabando, escondida e desvalorizada. Hoje, graças a tantos projetos, às vezes não temos condições nem de atender tantos pedidos para mostrar nossa cultura”, disse Eliane, uma das integrantes do grupo.
Fechando a programação, duas atrações musicais que animaram a galera. Primeiro foi a cantora sertaneja Talyta Salucci. Natural de Muqui, a artista emocionou a plateia. “A galera estava quente do jeito que eu gosto. Eu só quero agradecer muito ao Cultura em Toda Parte por me dar a oportunidade de estar aqui com a galera, na minha cidade Muqui.” Depois, o grupo ArtSamba fez todo mundo dançar e levantar poeira com canções autorais e inúmeros sucessos do samba, pagode e axé. “Muqui mais uma vez representando. Nós fomos muito bem recepcionados por todos, o público estava sensacional”, disse o percussionista Dieguin. “A noite foi linda”, disse o vocalista da banda, Alan Digné.
Formações

O bailarino Jordan Fernandes com a turma da EMEF São Vicente de Paulo na oficina de dança afro. Foto: Ana Pessoa/ Acervo Galpão IBCA
Além da programação cultural, o Cultura em Toda Parte 4ª Edição promove uma série de atividades de formação. Na etapa Central Sul, na cidade de Muqui, aconteceram três formações. De 08 a 12 de dezembro, no Serviço de Convivência do CRAS, foi realizado o Curso Noções de Interpretação para Teatro e Cinema, com a atriz, diretora e produtora Verônica Gomes.”Foi muito interessante essa semana em Muqui. Vieram para oficina várias mulheres maravilhosas da terceira idade. Na minha oficina, nas minhas aulas a gente faz uma troca de saberes. Eu ensino e aprendo muito com elas.”
Verônica Gomes também falou sobre a importância do projeto para a democratização da cultura no Espírito Santo. “O Cultura em Toda Parte está de parabéns. É uma política pública, que se tornou uma ação pública cultural, que eu espero que continue. Porque a gente tem que democratizar o fazer artístico. E o Cultura em Toda Parte faz isso: democratização, acesso, participação.”
Na quinta-feira (11), das 8 às 11h30, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Vicente de Paulo recebeu duas atividades de formação. O bailarino e coreógrafo Jordan Fernandes conduziu a oficina de Dança Afro – Corporeidades e Ancestralidade. Simultaneamente, o ator, autor e diretor Carlos Ola vai comandar a oficina Jogos Teatrais.
Próxima parada
A próxima cidade que receberá o Cultura em Toda Parte 4ª Edição – Etapa Central Sul Anchieta. A programação acontece nos dias 16 e 17 de janeiro de 2026, no balneário de Iriri.
O Cultura em Toda Parte – 4ª Edição é uma Caravana Cultural Itinerante, realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com as OSCs Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público. Conta com o apoio da Prefeitura Muqui e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.
